quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Folclore Brasileiro

Período: 15 de Julho a 14 de agosto. Participantes: Professora Heloiza Lunga da Disciplina de Artes Alunos do 2° ano do Ensino Médio Regular Turmas: 2001, 2002 e 2003 Conteúdo: As várias manifestações do Folclore Brasileiro Duração: Pesquisa no período de recesso e em seguida 2 tempos de aula por semana. Justificativa: Para manter vivo o folclore típico de cada região existem datas específicas para a realização dos festejos e artes. Esta proposta de atividade vem resgatar os valores da cultura popular transmitida de geração a geração através de danças, linguagens, lendas, usos e costumes. Objetivos: • Conhecer a diversidade cultural brasileira através de elementos populares como festejos, danças, pratos e trajes típicos; • Perceber que o Brasil é composto de diferentes matrizes étnicas e que o folclore é um patrimônio desses grupos; • Desenvolver uma releitura das manifestações folclóricas através de apresentações atuais; Proposta: 1º Momento – Introdução ao tema Conversa do Professor com as turmas sobre a proposta de trabalho: “ Festas populares e seus pratos típicos são marcas registradas da cultura brasileira. Nosso país possui um dos folclores mais ricos de todo o mundo. São danças, festas, comidas e comemorações que pelos quatro cantos do país exaltam a nossa cultura. Essas tradições fazem parte da vida de muitas pessoas. Os hábitos do povo conservaram a cultura através dos tempo. Quanto aos pratos típicos, só de falar, dá água na boca! Feijoada, moqueca, churrasco, pato no tucupi, tutu de feijão, acarajé... a lista de pratos é extensa. Em comum, o fato de todos eles serem reconhecidos como receitas de sabor brasileiro. Uma característica da culinária brasileira é ser tipicamente regional. Essa grande variedades de festas e pratos típicos regionais, é resultado de uma mistura de índios, portugueses e africanos com suas distintas matrizes culturais. Trabalhar essas festividades e sua gastronomia em sala de aula, é uma maneira de trabalhar a geografia, a arte e a história nacional, valorizando essas tradições.” 2º Momento – Pesquisa e escolha do tema Explorar os sites indicados, observando quais mitos, lendas, brincadeiras, crenças ou costumes que os alunos já conheciam e os que foram descobertos durante as pesquisas. http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/ http://www.qdivertido.com.br/folclore.php Após a pesquisa sobre Folclore Brasileiro os alunos se dividirão em grupos e cada grupo escolherá uma das manifestações folclóricas para desenvolver apresentações. Alguns temas como sugestão: danças típicas, cantigas de roda; comidas tradicionais; usos e costumes; roupas típicas; festas populares; lendas; trava-língua; brinquedos . E outras idéias que os alunos pensarem. 3º Momento – Apresentação Os alunos deverão apresentar seus trabalhos utilizando as mídias que a escola oferece: aparelhos de som, computadores, data show, DVD. Poderão construir slides utilizando os programas do Office ou BrOffice. Por exemplo: o trava-linguas deverá ser apresentado como uma competição ou brincadeira; as danças, apresentadas na prática; os pratos típicos deverão ser distribuídos como amostra; as lendas deverão ser contadas com empolgação e suspense. Concluindo: as apresentações devem ser atraentes e divertidas. Avaliação: Será observada a participação nas atividades de pesquisa sobre elementos folclóricos regionais e a participação nas apresentações do tema escolhido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividades da Escola Aberta