Período: 15 de Julho a 14 de agosto.
Participantes:
Professora Heloiza Lunga da Disciplina de Artes
Alunos do 2° ano do Ensino Médio Regular
Turmas: 2001, 2002 e 2003
Conteúdo: As várias manifestações do Folclore Brasileiro
Duração: Pesquisa no período de recesso e em seguida 2 tempos de aula por semana.
Justificativa:
Para manter vivo o folclore típico de cada região existem datas específicas para a realização dos festejos e artes. Esta proposta de atividade vem resgatar os valores da cultura popular transmitida de geração a geração através de danças, linguagens, lendas, usos e costumes.
Objetivos:
• Conhecer a diversidade cultural brasileira através de elementos populares como festejos, danças, pratos e trajes típicos;
• Perceber que o Brasil é composto de diferentes matrizes étnicas e que o folclore é um patrimônio desses grupos;
• Desenvolver uma releitura das manifestações folclóricas através de apresentações atuais;
Proposta:
1º Momento – Introdução ao tema
Conversa do Professor com as turmas sobre a proposta de trabalho:
“ Festas populares e seus pratos típicos são marcas registradas da cultura brasileira. Nosso país possui um dos folclores mais ricos de todo o mundo. São danças, festas, comidas e comemorações que pelos quatro cantos do país exaltam a nossa cultura.
Essas tradições fazem parte da vida de muitas pessoas. Os hábitos do povo conservaram a cultura através dos tempo. Quanto aos pratos típicos, só de falar, dá água na boca! Feijoada, moqueca, churrasco, pato no tucupi, tutu de feijão, acarajé... a lista de pratos é extensa. Em comum, o fato de todos eles serem reconhecidos como receitas de sabor brasileiro. Uma característica da culinária brasileira é ser tipicamente regional.
Essa grande variedades de festas e pratos típicos regionais, é resultado de uma mistura de índios, portugueses e africanos com suas distintas matrizes culturais. Trabalhar essas festividades e sua gastronomia em sala de aula, é uma maneira de trabalhar a geografia, a arte e a história nacional, valorizando essas tradições.”
2º Momento – Pesquisa e escolha do tema
Explorar os sites indicados, observando quais mitos, lendas, brincadeiras, crenças ou costumes que os alunos já conheciam e os que foram descobertos durante as pesquisas.
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/
http://www.qdivertido.com.br/folclore.php
Após a pesquisa sobre Folclore Brasileiro os alunos se dividirão em grupos e cada grupo escolherá uma das manifestações folclóricas para desenvolver apresentações. Alguns temas como sugestão: danças típicas, cantigas de roda; comidas tradicionais; usos e costumes; roupas típicas; festas populares; lendas; trava-língua; brinquedos .
E outras idéias que os alunos pensarem.
3º Momento – Apresentação
Os alunos deverão apresentar seus trabalhos utilizando as mídias que a escola oferece: aparelhos de som, computadores, data show, DVD. Poderão construir slides utilizando os programas do Office ou BrOffice. Por exemplo: o trava-linguas deverá ser apresentado como uma competição ou brincadeira; as danças, apresentadas na prática; os pratos típicos deverão ser distribuídos como amostra; as lendas deverão ser contadas com empolgação e suspense. Concluindo: as apresentações devem ser atraentes e divertidas.
Avaliação:
Será observada a participação nas atividades de pesquisa sobre elementos folclóricos regionais e a participação nas apresentações do tema escolhido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário